top of page

Vamos falar sobre: vagão feminino




Estava eu diboas lá no facebook, quando me deparei com uma notícia sobre abuso sexual e vagões femininos no metrô (que já existem em alguns lugares, pelo que entendi) e, ao chegar no metrô perto de minha casa, me deparei com a mesma pauta, com mulheres se impondo a favor da situação. Ok. Sou mulher e já sofri assédio sexual, portanto sei o que é ter medo de entrar em um lugar cheio de homens; ter vergonha, sim, VERGONHA, de levantar o rosto na rua; receio de andar em lugares com pouca iluminação; ter a sensação de que alguém vai fazer algo com você a qualquer minuto em um vagão lotado no metrô as sete da manhã entre outras coisas. É absurdo isso, sim. Medo? Vergonha? Vergonha de quê? O que é que EU fiz de errado? Nada, nasci mulher. Pois é, a culpa é da mulher, sempre (ironia).

Colocado isso, vamos conversar um pouco. Existe, hoje, esse pensamento retrógrado de que a mulher é que tem a culpa. Roupa curta? Puta. Fala alto? Pinta os cabelos? Tem tatuagens? Puta. E o que elas merecem? Ser estupradas. Parabéns, sociedade! Essa sociedade, a sociedade em que vivemos, além de disseminar esse pensamento ABSURDO sobre a mulher de hoje, de não se preocupar com o medo das mulheres que sofrem assédio, de INCENTIVAR esse comportamento da era das cavernas, de se calar diante dos problemas e das falhas no que diz respeito aos direitos da mulher, ela conseguiu fazer a mulher PEDIR para PERDER uma parte da sua tão sonhada liberdade.

Sim. Estamos abdicando de parte da nossa liberdade. Por quê? Porque a situação, infelizmente, está chegando a um limite. Os abusos e assédios são cada vez mais recorrentes e o medo está cada vez maior. Não podemos nos calar diante dessa situação, mas nem todas as mulheres conseguem expressar, por mais que não pareça, um assédio sexual - ou a sua cantadinha babaca seguida por um "fiu-fiu" - podem ser extremamente traumaticos para uma menina ou uma mulher. E, por isso, as mulheres estão pedindo para que exista, em são paulo, um vagão faminino (não sei se isso está acontecendo fora de São Paulo também, desculpe a ignorância, mas relato o que estou vendo aqui ao meu redor). Não sou contra, nem de longe sou contra, alguma coisa que seja feita para o bem-estar das mulheres. A questão é: elas não deveriam TER que pedir pra serem segregadas. É absurdo e é revoltante, porque não são as mulheres as erradas. O mundo está errado, os pensamentos machistas estão errados, mas, para não sentir medo em uma situação rotineira e cotidiana como pegar um transporte PÚBLICO, a mulher está abrindo mão da sua liberdade.

Isso terá suas consequencias, com certeza! Na minha opinião, duas coisas acontecerão:

1. O medo que as mulheres sentem só aumentará, porque, por mais que seja uma medida para as mulheres e que vá faze-las se sentirem mais confortáveis, vai acabar reforçando o machismo, de certa forma.

2. Algumas mulheres, como eu, não vão querer usar o vagão designado as mulheres. O que irá acontecer? Adivinhem, o mesmo babaca que diz que a culpa é da mulher e que a roupa estava muito curta, irá disseminar as seguintes ideias: passaram a mão? Ué, o vagão feminino tava lá, não foi porque não quis ou deve ser mesmo vagabunda, quer ficar no meio dos homens.

O vagão feminino tava lá... Eu lamento muito, mas eu realmente consigo enxergar o lugar em que eu vivo, com as pessoas com quem convivo, falando assim. E isso é muito, muito triste.

Eu realmente entendo as mulheres que preferem essa medida, de certa forma ela é boa. Entendam, o que eu condeno, o que me revolta, na verdade, é o fato de que a mulher precisa pedir por medidas do tipo. O que eu sonho é um ideal, um mundo em que os homens sabem se controlar e em que as devidas punições são aplicadas, mas isso está longe de acontecer. Era por isso que deveriamos estar brigando. Não vamos nos segregar. Não vamos nos calar. Nòs temos que lutar pelos nossos direitos, pela nossa liberdade.


É isso. Desculpem o desabafo e qualquer coisa que ficar mal-entendida é só vir falar comigo! Estou aberta a diálogos! (:

Um beijo e até mais!

Nenhum tag.
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
Letras 
expressiva
Criatividade
Família e Valores
Indecisa e inconstante
Entusiasmada
animais
Filha que parece mãe
AMIGA
medos e inseguranças
&
Amor e dedicação
Sou Eu!
Fanpage
Cadê?
bottom of page